Quais cuidados ter com o relógio
PARA GARANTIR QUE O SEU RELÓGIO FUNCIONE CORRETAMENTE E CONTINUE A TE SATISFAZER PLENAMENTE POR MUITOS ANOS, ACONSELHAMOS VIVAMENTE A LEITURA DAS RECOMENDAÇÕES ABAIXO.
1.Diariamente, para preservar o brilho duradouro e a superfície em perfeito estado da caixa do seu relógio, não use um bracelete ou uma corrente no mesmo pulso que o seu relógio.
Proteja o seu relógio de fatores invisíveis como mencionado abaixo:
TEMPERATURA: não exponha o seu relógio a temperaturas extremas (acima de 60°C, ou abaixo de 0°c). Esta exposição pode reduzir o tempo de vida útil da bateria afetará a fluidez / viscosidade dos lubrificantes. Tanto relógios mecânicos como de quartzo são sensíveis a mudanças de temperaturas bruscas. Evite as sempre que possível.
VIBRAÇÕES ASSOCIADAS A ALGUNS ESPORTES: recomendamos a não utilização do seu relógio durante atividades esportivas como tênis ou golfe, para o proteger das vibrações que podem danificar o movimento.
PRODUTOS QUÍMICOS: sempre que possível evite o contato com produtos tais como solventes e detergentes industriais ou domésticos, cosméticos e perfumes. Esses produtos podem danificar os vedantes e alterar o aspecto dos braceletes e caixas.
MAGNETISMO: colocar o seu relógio próximo de dispositivos eletrônicos suscetíveis de criar campos magnéticos pode afetar o seu desempenho. Tratando se de um relógio de quartzo o efeito terá apenas uma duração breve, limitada ao tempo em que o relógio permaneça dentro do campo magnético. Os relógios mecânicos, no entanto, são mais sensíveis a campos magnéticos. Os relógios estão concebidos para suportar os campos magnéticos com que se deparam no dia a dia, mas certos campos podem magnetizar componentes de aço do movimento, em especial a espiral. Em alguns casos raros, as peças magnetizadas podem colar e provocar um aceleramento ou mesmo uma paragem total.
RESISTÊNCIA À ÁGUA: a estanqueidade de um relógio protege o movimentado pó, umidade e de qualquer deterioração quando totalmente imerso em água. O envelhecimento natural dos vedantes, o desgaste (no caso de modelos de corda manual) ou impactos acidentais na coroa, podem provocar uma deterioração significativa à estanqueidade. Por esse motivo, recomendamos uma verificação anual à estanqueidade, preferencialmente antes das férias deverão.
Importante: Quando um relógio estiver imerso em água, não puxe a coroa para fora ou prima os botões, em nenhuma circunstância, para alterar a data ou iniciar o cronógrafo. Caso contrário poderá entrar água na caixa e danificar o movimento. Se notar a formação de condensação no relógio (especialmente sobre o vidro), deve contatar rapidamente um distribuidor ou um centro de serviço autorizado para remover a condensação e renovar a estanqueidade do relógio.
COROA APARAFUSADA: é essencial apertar totalmente a coroa para proteger o seu relógio da umidade e evitar que entre água na caixa. Certifique se que não força a parte de baixo para preservar os vedantes.
COROA CONVENCIONAL: após usar a coroa, garanta a estanqueidade do seu relógio empurrando a coroa de volta em direção ao centro da caixa.
MANUTENÇÃO REGULAR: um relógio é um objeto delicado que requer algum cuidado atenção. Para preservar o brilho original do seu relógio, recomendamos manutenções regulares. Mesmo que o seu relógio seja à prova de água, aconselhamos a sua limpeza com um pano suave reservado para este propósito. Apenas o bracelete de metal e fundo da caixa podem, se necessário, ser cuidadosamente limpos com uma escova seca para eliminar quaisquer partículas de pó.
Importante: salvo indicação em contrário, os relógios que são concebidos para suportar salpicos de água. Ainda assim, se o seu relógio estiver imerso em água do mar, deve lavar com um pano suave embebido em água doce (a coroa deve estar aparafusada ou empurrada para dentro) para remover quaisquer depósitos de sal que possam irritar a pele.
PULSEIRAS DE AÇO: um bracelete de metal não necessita de manutenção específica, além de uma ocasional escovagem ligeira (e preferencialmente, no fim do verão). Use uma escova suave, tal como uma escova de dentes suave, para remover quaisquer partículas de pó e grãos de areia que possamestar inseridos entre as ligações.
PULSEIRAS DE COURO: o tempo e a vida útil de uma correia de pele depende da sua frequência de utilização e em que condições. Para manter em boas condições pelo máximo de tempo possível, deve evitar o contato com água, substâncias gordurosas, ácidas ou cosméticos. De igual modo, evite a exposição prolongada à luz solar ou raios UV, que podem afetar a sua cor. Desaconselhamos a utilização de produtos de manutenção para limpar ou polir uma correia de relógio de pele. No verão, uma correia de pele está mais exposta a atritos externos, recomendamos, por isso, a substituição temporária por uma correia de borracha ou um bracelete de metal adequado ao modelo do relógio, se disponível. Importante: se desejar substituir uma correia ou bracelete, aconselhamos que se dirija a assistência técnica da Relojoaria Jotta J, experiente nesse tipo de operação. Se esta operação não for corretamente executada pode ocorrer um dano e/ou um rompimento no bracelete, provocando a queda ou perda do relógio.
PULSEIRAS DE BORRACHA: o tempo de vida útil de uma correia de borracha depende das condições e da frequência da sua utilização. Para a manter em boas condições pelo máximo de tempo possível, recomendamos que evite o contato com substâncias gordurosas, ácidas ou cosméticos. De igual modo, evite a exposição prolongada ao calor ou a raios UV. Os raios UV em particular podem afetar a natureza do material. Para manter uma correia de borracha natural em boas condições lave apenas com água e sabão e, em seguida, enxague com água doce.