Relógio automático Relógio quartz Relógio Solar Relógio mecânico Relógio Eco Drive

RELÓGIO AUTOMÁTICO

O relógio automático é um tipo de relógio que usa mecanismo mecânico e depende do movimento natural do braço ao caminharmos ou fazermos outras atividades.

Com isso a mola principal tende a se desenrolar, ela moverá as engrenagens acopladas a ela acionando um rotor e então a energia necessária é gerada, movendo os ponteiros e marcando as horas da maneira adequada. Esses relógios são chamados de automáticos e também dispensam o uso de bateria.

Além disso, a maioria dos relógios automáticos é feita com grande habilidade, isso torna os relógios automáticos mais especiais.

Portanto, se você quer algo fora do comum, legal e com uma ótima aparência, o relógio automático é o ideal para você.

 

RELÓGIO MECÂNICO

São relógios bastante admirados em todo o planeta. Esse é o movimento típico dos relógios de bolso.

Relógio mecânico é um relógio que usa mecanismo mecânico para manter o tempo com sua energia fornecida por uma mola principal que deve ser enrolada periodicamente.

É igual ao relógio automático, mas sem o mecanismo de corda automática. Para um relógio mecânico, o enrolamento deve ser feito manualmente girando a coroa. E esse movimento de dar corda que faz a mola ser acionada fazendo assim o relógio funcionar.

Por exemplo, a falta de mecanismo de corda automática torna o relógio mecânico um relógio mais simples e com menor quantidade de material, tornando-o mais leve e com perfil mais fino.

 

RELÓGIO QUARTZO

Nos dias de hoje, é o tipo de relógio mais comum em todo o mundo. Na verdade, tenho quase certeza de que seu primeiro relógio pode até ser um relógio de quartzo, a energia desse tipo de relógio provém de uma bateria. Seu mecanismo depende dessa fonte de energia e através dela que as engrenagens e os ponteiros se movem marcando as horas.

O movimento de quartzo é um tipo de relógio que usa circuito integrado regulado pela vibração do cristal de quartzo para manter o tempo.

Uma grande vantagem dos relógios de quartzo é a precisão. Além disso, o relógio de quartzo também é robusto e leve, pois não possui muitas partes móveis dentro dele.

Uma desvantagem é a necessidade de substituir a célula da bateria uma vez a cada 1-2 anos, o que na verdade não custa muito e pode ser feito muito rápido.

 

RELÓGIO SOLAR

O relógio que possui movimento solar pode ser carregado tanto pela luz natural quanto pela luz artificial. No mostrador de um relógio solar, há um painel solar fotovoltaico que transforma a luz em eletricidade, essa energia gerada é armazenada em uma pilha recarregável (capacitor) e faz com que o relógio funcione.

Algumas das marcas de relógios solares mais populares são as linhas Citizen Eco Drive, Seiko Solar e Casio G-Shock.

Como nosso dia a dia é sempre cheio de luz, podemos carregar facilmente o relógio simplesmente usando-o durante o dia ou colocando-o junto a uma fonte de luz (luz solar, lâmpada, etc.).

Além disso, acho que o relógio solar funciona bem quando acoplado a cronógrafos ou outras funções que usam muita eletricidade.

Como o relógio pode se recarregar facilmente, essas funções não serão um grande problema para o relógio. Em um relógio normal alimentado por bateria, você precisa estar ciente de que o uso dessas funções reduzirá a vida útil da bateria mais cedo.

 

RELÓGIO AUTOMÁTICO DE QUARTZO

É um movimento em que se gera energia elétrica para alimentar o relógio utilizando o movimento do corpo, essa energia gerada através do giro do rotor do relógio é armazenada na bateria recarregável (capacitor). Justamente por tal motivo ele não requer troca periódica de bateria ao contrário dos relógios convencionais.

Quando a bateria recarregável está totalmente carregada, o relógio continua a funcionar durante 6 meses aproximadamente.

O mecanismo de corda automática é semelhante ao relógio automático, mas tem um giro mais rápido e com menos resistência.

Isso é necessário para que o rotor gire um minidínamo dentro do relógio para gerar eletricidade à medida que o pulso se move com o relógio.

A eletricidade é então armazenada dentro da bateria ou capacitor para ser usada para executar o movimento de quartzo do relógio.

Atualmente, apenas a linha SeikoKinetic e alguns modelos Orient apresentam relógio automático de quartzo.

O quartzo automático é uma das inovações que visa melhorar a necessidade de troca da bateria do quartzo (além do relógio solar acima), pois o mecanismo de corda automática garante que o relógio funcione por até 10 anos antes de precisar de qualquer troca da bateria.